KPI: entenda como os indicadores de desempenho empresarial podem ajudar os negócios

Você sabe o que significa a sigla KPI? Essa sigla corresponde ao termo em inglês “Key Performance Indicator”, que se traduz em “Indicadores de desempenho” em português. Em outras palavras, os KPIs permitem monitorar as métricas de desempenho de um negócio. No artigo de hoje, falaremos mais sobre como definir e gerenciar indicadores de desempenho empresarial para melhorar a performance de empresas de qualquer porte ou segmento de mercado.

Como funcionam os indicadores de desempenho empresarial?

Os KPIs são ferramentas que ajudam as empresas a gerenciar suas operações. Eles fazem parte de um processo maior de monitoramento e melhoria de processos, e geralmente consistem em ferramentas de gestão que quantificam o desempenho dos projetos e profissionais de uma empresa em relação aos objetivos de negócios, projetados para atingir as metas estabelecidas pela organização.

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No atual ambiente extremamente competitivo, definir um sistema de indicadores de desempenho empresarial, juntamente com medidas voltadas para a gestão e melhoria dos resultados, não é um recurso opcional, mas sim uma ferramenta extremamente importante e obrigatória, e cada vez mais empresas estão adotando.

Separamos 5 motivos pelos quais você precisa acompanhar os KPIs da empresa:

  • Poder monitorar a saúde da empresa;

  • Analisar padrões e planejar mudanças ao longo do tempo;

  • Fazer os ajustes necessários e manter-se no caminho certo;

  • Resolver problemas ou identificar oportunidades mais rapidamente;

  • Assumir o controle total do progresso do seu negócio.

Quais são os tipos de KPIs?

Dentre os principais KPIs que devem ser monitorados dentro da empresa, podemos citar:

Indicadores de Desempenho de Produtividade

É usado para medir a quantidade de recursos que uma empresa usa para produzir um produto ou serviço específico. Por exemplo, pode estar relacionado ao número de entregas em um determinado período. Essa métrica tem como objetivo avaliar o rendimento e a eficiência de um processo, é basicamente a relação entre a produção e os recursos utilizados para ela.

Indicadores de Desempenho de Qualidade

Essas métricas são utilizadas para detectar rapidamente falhas, entregas fora do padrão e desvios no processo de forma mais rápida e eficiente. Esses dados são obtidos como a razão entre o número total de produções e processos sem desvios ou erros. Vale ressaltar que essas métricas são um excelente “termômetro” para medir a satisfação do cliente final.

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Métricas de retenção de funcionários

Você sabia que existem KPIs para medir a rotatividade de funcionários dentro de uma empresa? Esses dados ajudam as empresas a aprender mais sobre questões internas, ajustar as expectativas dos funcionários e melhorar a capacidade da empresa de reter talentos. As altas taxas de rotatividade são calculadas com base no tempo médio que os funcionários passam na empresa e podem indicar um foco dentro do negócio.

Indicadores Estratégicos de Desempenho

Esses indicadores de desempenho empresarial estão diretamente relacionados aos principais fatores de sucesso e referem-se ao planejamento estratégico do negócio, levando em consideração metas de longo prazo. Este é um KPI que mostra que a empresa está no caminho certo no mercado, aproximando-se de seus objetivos e visão de futuro.

(parceria Ramo Sistemas)